quinta-feira, 2 de abril de 2009

Isso não vai prestar..

Alguns dias atrás estava reclamando à uma colega de trabalho sobre o fato de não estar em minha cidade natal, Curitiba. Ela também veio de uma capital e sente esse choque. Mesmo quando morava na cidade do "leitê quentê", sempre reclamei da falta de qualidade de vida, do tempo perdido em trânsito, das dificuldades de uma capital estadual.

Hoje vejo que mordi a língua bonito! Moro num dos maiores centros urbanos do mundo e posso dizer com toda a certeza de que aqui sim é que não existe qualidade de vida! É neguinho morrendo em enchente, fulano se jogando do prédio, três horas no trânsito para fazer 15, 20 quilômetros, outro que dorme meia noite e acorda às 5 da manhã para ir ao trabalho e por aí vai! E então lembro um comentário que essa colega me fez nesta mesma ocasião: "Nessa cidade você não vive, sobrevive!".

No andar em que trabalho tenho uma vista considerável de São Paulo e sempre que vejo penso: isso não vai dar certo, não tem como dar certo! Embora a cidade seja muito bem organizada, são inúmeros os problemas gerados!
Pessoas aos montes, milhões e milhões acumuladas em pequenos espaços! Todas elas gerando esgoto, lixo e precisando de alimentos, água e toda a infraestrutura básica para um ser humano!

Já estou devaneando e fugindo do foco.

O fato é que desde que mudei-me para São Paulo comecei a me interessar por assuntos de sustentabilidade e o escambal! Aqui é meio difícil não pensar nisto! Do jeito que tá, não tem como ser viável esse planeta! O consumismo é absurdamente enorme (pra não falar que vou subir pra cima)! Comecei a ver que as pessoas aqui trocam de carro de 2 em 2 anos, 3 em 3.. e o pior: comecei a ver que não é só aqui! Na maioria das metrópoles isto acontece: o neguinho compra um zero hoje e no seu 3º aniversário ele já está em segundas mãos.

Continuando o devaneio, outro dia ouvi no jornal a notícia de que não sei que montadora vendeu 600 milhões de carros. Eu nem cheguei a me atentar qual o período destes dados, se foi anual, mensal, bienal! O fato é que se tivemos este número de vendas temos duas hipóteses: ou o mundo aumentou a sua população em muito mais de 600 milhões de pessoas neste mesmo período (visto que apenas parte da população mundial compra carros zero) ou 600 milhões de carros foram para o lixo! De qualquer maneira, estamos fudidos! Isto mesmo que você leu, FUDIDOS! FU-DI-DOS! Ou aumentamos em mais de 600 milhões o número de pessoas neste planeta já em colapso ou aumentamos em 600 milhões de carros os nossos aterros sanitários!
Bacana né?!

Bom, para finalizar, posto uma imagem e quero convidá-lo(a) a refletir sobre o nosso modelo de sociedade e de consumismo, será que teremos um final feliz?

"Seremos culpados do que acontecer..."

2 comentários:

  1. Puta merda, Enzo!
    Entrei em depressão agora!!!
    Pra começar, que esse aí que dorme à meia-noite e acorda às 5h pra vir trabalhar sou eu!! Não tenho escolha.. essa porra de cidade grande, onde tudo é longe, tenho que atravessar a cidade pra vir trabalhar e sobreviver né.. rsrsrs
    Segundo, é como eu te disse outro dia numa dessas conversas aí... o mundo não tem mais concerto! Nós perdemos a saída pro retorno e estamos nessa imensa estrada em linha reta para o fim, o abismo.
    Sabe qual é a solução pro planeta? Erodir.. é o que eu acho que vai acontecer.. mas antes disso, enquanto o planeta está em lento processo de erosão, as pessoas vão morrendo e sofrendo de asma, câncer e outras doenças bizarras por causa do clima, do estresse e etc...
    Quer saber? Tomara que seja verdade a história do 21 de Dezembro de 2012.. na boa...
    Pode ser pessimista demais isso, mas você consegue enxergar uma solução melhor? Eu não quero ter que passar o resto da minha vida usando máscaras de gás pra conseguir sobreviver mais um dia nesse inferno.
    Sabe, eu não pensava em sair da capital, porque São Paulo tem tudo... mas estou começando a procurar oportunidades no interior... ainda mais que meu "lindinho" está pra lá né... kkkkkkk
    Um pouquinho de humor, vai! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente!
    Eu quero mais é que o mundo exploda, só para a gente ter a chance de fazer tudo certo desta vez.
    Chegou em um pouco que não tem mais volta, o ser humano não tem a capacidade mental de se unir para isso! Sendo assim, paga-se o pato!

    Pelo menos hoje é sexta-feira hahahaha

    ResponderExcluir