quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

E tem jeito?

Lembram das aulinhas de história? Sobre a Terra Prometida? Vamos recordar.

A terra prometida é uma faixa territorial que se localiza, aproximadamente, entre o Mar Mediterrâneo e o Rio Jordão. Os Judeus conhecem por Israel. Os Árabes por Palestina.

Qual dos povos está certo?

Os dois povos acreditam ter direito à bendita terra! Tantos os judeus quanto os árabes habitaram esse território durante séculos.

Qual dos povos está certo?

Os judeus tem Jerusalém como sua cidade sagrada. É sempre em direção a ela que eles fazem suas várias orações diárias! Em compensação, existem sagradas mesquitas mulçumanas.

Qual dos povos está certo?

O ponto que quero levantar é que nesta história, discorde você ou não, não existe mocinho ou herói, certo ou errado. Ambos os povos tem direito a terra prometida! E nenhum dos dois povos deixará de existir tão cedo – existem aproximadamente cinco milhões de judeus e quatro milhões e meio de árabes nesta região!

Escolha um lado ou não, a única forma de promover a paz sem tirar o piso sagrado de ninguém é através de dois estados.

Aí você me xinga: “É o que existe hoje seu jacu! E porque diabos não deu certo?”

Porque não existe tolerância alguma entre os povos! É o mesmo que brasileiros e argentinos quereremm concordar sobre a melhor seleção de futebol do mundo!

Agora eu te pergunto: sendo você um árabe, você deixaria todas as suas tradições de lado para permitir que o povo responsável pela morte de alguns de seus conhecidos ocupasse a terra que leva parte de sua religião e história? E você sendo um judeu, depois de séculos de tentativas de retorno à sua terra prometida, até então sempre ocupada pelos mulçumanos, iria desistir agora e deixar o local mais sagrado do mundo de lado?

Para finalizar: você acha mesmo que existe solução pacífica e definitiva nesta guerra?

Um comentário:

  1. É... como eu costumo dizer, a humanidade chegou a um ponto de não-retorno.
    Houve uma discussão sobre isso ontem no grupo de email do pessoal da minha ex-faculdade. Ninguém chega num consenso. Nem mesmo de opiniões. Que dirá as pessoas que estão sofrendo na pele esses conflitos!
    O orgulho é uma condição humana que pode ser encarada como uma faca de dois gumes. Em certos casos, é necessário, para que você possa defender o seu espaço, conquistar o seu sucesso, e não deixar que alguém lhe tome o que é seu. Em outros casos, causa essa guerra sem fim, pois todos acham que têm mais direitos e não querem abrir mão em prol da paz, da "política da boa vizinhança".
    Na minha opinião, o que vai acontecer é que cedo ou tarde não haverá ninguém nessa região. É onde o orgulho dessas pessoas vai levá-las. Não querem ceder para que tenha terra para todos, e a terra vai ficar pra ninguém.

    ResponderExcluir